Pular para o conteúdo

Adoração e Veneração

março 19, 2011
A Sagrada Família com Deus Pai e o Espírito Santo - Carlo Dolci (1616 – 1686)

Na festa em honra ao nosso padroeiro São José nós prestamos a nossa devoção àquele que foi escolhido por Deus para ser o Pai adotivo de Jesus e o esposo da Virgem Maria.

De acordo com a Doutrina Católica, a devoção é um “culto privado (pessoal ou comunitário)“, centrado no ato de entrega ou consagração de si próprio ou da comunidade “ao amor de Deus e, por extensão, ao das pessoas divinas, aos santos” e à Virgem Maria.

Mas há alguma diferença entre o culto que prestamos à Deus e o culto que prestamos aos Santos? Sim, há diferença! Vejamos o que diz o artigo 371 do Catecismo de São Pio X:

Entre o culto que prestamos a Deus e o culto que prestamos aos Santos há esta diferença: que a Deus adoramo-Lo pela sua infinita excelência, ao passo que aos Santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto dEle. O culto que prestamos a Deus chama-se latria, isto é, de adoração, e o culto que prestamos aos Santos chama-se dulia, isto é, de veneração aos servos de Deus; enfim o culto especial que prestamos a Maria Santíssima chama-se hiperdulia, isto é, de essencialíssima veneração, como Mãe de Deus.

Nós católicos não adoramos imagens, nós adoramos somente a Deus. As imagens ou ícones são representações, fotografias para nos lembrarmos dos santos e santas aos quais veneramos, ou seja, aos quais honramos e respeitamos.

No comments yet

Deixe um comentário